Passage de Vénus (1874)

Passage de Vénus is a series of photographs of the transit of the planet Venus across the Sun on 9 December 1874. They were purportedly taken in Japan by the French astronomer Jules Janssen and Brazilian engineer Francisco Antônio de Almeida using Janssen’s ‘photographic revolver’.

Notes: Considered one of the first films ever created.

3.0
Rated 3 out of 5
3 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent0%
Very good0%
Average100%
Poor0%
Terrible0%

User reviews

CRÍTICA: Passagem de Vênus (1874), Um marco na história do cinema

Rated 3 out of 5
July 10, 2023

“Passagem de Vênus (Passage de Venus)” é um curta-metragem silencioso em preto e branco de 1874, considerado um dos primeiros registros em movimento da história do cinema. Com uma duração de apenas alguns segundos, o filme retrata uma série de fotografias do trânsito do planeta Vênus através do Sol. Essas imagens foram capturadas pelo inventor francês P.J.C. Janssen, que desenvolveu o Revólver Fotográfico, um sistema de câmera inovador que permitia a obtenção de sequências de imagens consecutivas.

A passagem de Vênus sobre a face do sol em 1874 despertou grande interesse entre os cientistas da época, levando a diversas expedições para os melhores pontos de observação ao redor do mundo. Pelo menos 62 partes visitaram 80 locais diferentes, em uma preparação meticulosa para obter registros objetivos e permanentes desse evento astronômico.

Ao assistir ao curta-metragem “Passagem de Vênus (Passage de Venus)”, fica evidente que sua importância histórica supera sua qualidade como obra cinematográfica. A baixa qualidade das imagens, resultante das limitações tecnológicas da época, torna difícil identificar claramente o trânsito de Vênus sobre o sol. A descrição fornecida juntamente com o filme oferece mais informações do que o próprio filme em si, o que limita sua apreciação como uma experiência cinematográfica completa.

Em termos de atuação, direção, roteiro, cinematografia e trilha sonora, é importante mencionar que esse curta-metragem não possui esses elementos tradicionais, uma vez que se trata de uma série de fotografias em sequência. Portanto, não é possível avaliar esses aspectos específicos da produção.

Considerando sua relevância histórica como um dos primeiros registros em movimento e o pioneirismo de Janssen na criação do Revólver Fotográfico, “Passagem de Vênus” merece reconhecimento como um marco importante no desenvolvimento do cinema. No entanto, para os espectadores contemporâneos, sua principal atração está na curiosidade e na valorização do papel fundamental que desempenhou na evolução do meio cinematográfico.

Avatar for Victor Damião
Victor Damião

Film categories